José António Marques fotografado por Carlos Sargedas

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

PORTO COVO

A pedido de uma amiga minha vou inserir hoje algumas fotos de Porto Covo e para quem não conhece aqui fica um pequeno descritivo sobre esta vila.
Ela está inserida na área de paisagem protegida do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina e encontra-se banhada a Poente pelo Oceano Atlântico, a Sul faz fronteira com o concelho de Odemira e a Norte com a ribeira de Oliveirinha até à Estrada Nacional 120-1. É constituída apenas pela localidade de Porto Covo, formando uma área de 54 km2, com uma população de 983 habitantes e integrada no concelho de Sines.
A sua história remonta ao Paleolítico inferior, tendo sido achados instrumentos de pedra lascada, onde mais tarde, nesse mesmo local, foi construída a Fortaleza da Terra do Pessegueiro.
A população de Porto Covo apoiou-se nos recursos que o mar e a terra ofereciam. No Inverno os homens trabalhavam a terra, cultivando trigo, cevada, batata, batata-doce, feijão e abóbora. No verão dedicavam-se à pesca. Na costa existia uma grande diversidade de peixe, como o robalo, sargos, polvos, lulas, moreias e a lagosta. Hoje, estas actividades deixaram de ter o impacto que tinham antigamente, passando a ser o turismo a actividade mais preponderante da terra.
Nesta freguesia existe algum património que pode ser visitado, como a Igreja Matriz, Largo Marquês de Pombal, Forte do Pessegueiro, Cemitério dos Mouros e a lha do Pessegueiro. Visto ser uma localidade caracterizada pelas suas praias, as mais conhecidas são, a Praia Grande, Praia Pequena, Praia da Ilha, Praia da Samouqueira, Praia do Salto (Naturismo), Praia do Cerro da Águia, Praia dos Buizinhos e a baía dos Pescadores (portinho de pesca)
Espero que gostem...

2 comentários:

  1. Lindas,obrigada a ti e a Cristina por me terem levado a conhecer esta vila fantastica com praias fabulosas ;D

    ResponderEliminar
  2. acredita que tenho saudades desses tempos !
    Bjs.

    ResponderEliminar