José António Marques fotografado por Carlos Sargedas

sábado, 23 de junho de 2012

CASAMENTOS DE SANTO ANTÓNIO 2012


No passado dia 12 de Junho cumpriu-se novamente esta bonita tradição das Noivas de Santo António.

Uma linda cerimónia, na espectacular Igreja da Sé onde os 16 casais celebraram a sua união, e prometeram o seu eterno amor, sob a bênção do Santo Padroeiro.

Lisboa celebrou assim, novamente, um dos eventos mais acarinhados e aguardados pela população que os recebeu em festa.

Bem cedo e antes da cerimónia de casamento civil nos Paços do Concelho da Câmara Municipal as noivas tiveram tratamento de rainhas, tendo sido maquilhadas, penteadas e vestidas com os seus lindos vestidos de noiva.

Nessa altura já a igreja da Sé estava enfeitada e pronta para as receber e o público aguardava impaciente a sua chegada.

Chegaram então em carros antigos e depois foi a magnífica e tocante cerimónia que não deixou ninguém indiferente.

Depois à saída, perante ovações do povo, foi o desfile nos mesmos carros antigos em direcção ao Convento do Beato onde se viria a realizar o copo de água e onde os casais iriam dançar juntos pela 1ª vez agora depois de casados.

Tive pena que este ano a cerimónia tenha coincido com obras de recuperação da Igreja o que retirou algum brilho à cerimónia.

Também o acesso dos fotógrafos à parte superior foi vedado o que impossibilitou de se fazerem alguns planos gerais da Igreja tirados de cima que normalmente dão imagens excelentes, como fiz noutros anos.

Aliás, de ano para ano a recolha de imagens tem sido cada vez mais dificultada por limitações que vão sendo impostas. Por exemplo, este ano só era permitido aos fotógrafos estarem do lado esquerdo. Assim, só se conseguia fotografar (mais ou menos em condições) os casais que estavam no lado contrário porque os que estavam no mesmo lado eram todos vistos de costas…

Apesar destas contrariedades, penso ter conseguido captar umas boas imagens.

Não posso terminar sem deixar de agradecer a colaboração da Divisão de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal de Lisboa através da sua colaboradora Sofia Godinho que com a sua simpatia que lhe é habitual, me possibilitou os acessos para a recolha de imagens.

Aqui ficam algumas…
Espero que sejam do vosso agrado.


Nota: 

Clique na 1ª foto para todas abrirem e poderem ser visionadas em formato grande
mais facilmente...






























































































































































Todas as fotografias presentes neste blogue são de minha autoria e estão protegidas por lei. Quem fizer utilização das mesmas sem a minha expressa autorização ou as adulterar, está sujeito a queixa-crime nos termos do Código dos Direitos de Autor e Direitos Conexos e legislação em vigor nos respectivos países da infracção.

2 comentários:

  1. Olá José gostei muito das fotos principalmente aquela que elas estão em fila, agora se me permites um conselho neste caso 2 as pessoas não gostam de post tão grandes perdem o interesse e deixam o blog, acho que devia publicar fotos santos populares casamentos, parte 1 parte 2 e parte 3 e avisar no post que vai haver mais é popular para o povo e as pessoas são curiosas por natureza e vão ver todos os posts, o segundo colocar as fotos num tamanho maior, elas estão muito pequenas ve-se mal, espero que não te ofendas, dei os conselhos de boa fé. obrigado pelos likes, mas se quiseres comentar, comenta no blog de moda as vezes coloco lá os nomes de fotógrafos internacionais, muito bons fotógrafos, o ultimo que postei foi de um post da H&M até a Flavia do Lookbook.nu comentou o post lembras-te das fotos dela o fotografo dela é muito bom.
    Espero não ter ofendido, Comprimentos Alexandra Melo

    ResponderEliminar
  2. Olá José o ultimo conselho tira os códigos quando as pessoas vão comentar ninguém gosta, a mim também me deram o mesmo conselho, se quiseres fazer vais a parte das definições, ou onde diz outros ou mais já não me lembro bem a mim não me explicaram tive de descobrir mas é fácil é só clicar para não ter código, agora lá vou eu ver aquelas letras que ninguém percebe para o comentário sair.
    Comprimentos
    Alexandra Melo

    ResponderEliminar