"Mergulho e Moda Juntos pela Inclusão" é o lema da iniciativa da Disabled Divers International, (DDI) uma entidade internacional que proporciona a pessoas com deficiência a possibilidade de desfrutar do meio aquático.
Convidado pelo meu amigo Carlos Sargedas, também fotógrafo e um dos impulsionadores desta iniciativa, em solidariedade com esta acção ofereci gratuitamente os meus serviços como fotógrafo oficial tentando desta forma dar o meu pequeno contributo para um trabalho tão louvável e gratificante como o que tem sido desenvolvido por esta organização (DDI) que comemorou agora um ano de existência no nosso País.
Segundo comentário orgulhoso de Paulo Guerreiro, presidente da DDI em Portugal, também ele habilitado a mergulhar com deficientes, já se conseguiu formar mais de 29 mergulhadores em mergulho adaptado, mais de 300 pessoas portadoras de deficiência mental e física foram para o mar e desenvolveram cerca de 28 actividades. Ainda segundo ele, a água tem um efeito terapêutico e actua ao nível da reabilitação física e social das pessoas com deficiência. Com o equipamento certo e o apoio de instrutores formados, há a sensação de que os obstáculos e as restrições normais da deficiência em terra desaparecem no meio aquático.
No passado dia 10 de Junho, foi feito o "baptismo" de 10 pessoas com deficiência e o cenário escolhido foi a praia da Baleeira em Sesimbra a bordo do barco especial do Clube Naval de Sesimbra que tem janelas em vidro no seu casco para observação do fundo do mar e que permitiu neste caso aos familiares e amigos visionarem o seus mergulhos sempre acompanhados por cinco mergulhadores especializados neste tipo de acção terapêutica.
Nessa mesma noite, no exterior do complexo hoteleiro frente à praia da Califórna em Sesimbra e após o jantar de aniversário da DDI, começou o desfile de moda com estes 10 "heróis" que acederam desfilar como prova de sua auto-estima, juntando-se a eles outros 10 jovens com aspirações a modelos que quiseram também apoiar esta iniciativa.
Tanto no baptismo de mergulho como no desfile de moda o convidado especial foi Fernando Fernandes, modelo brasileiro e ex-BBB que sofreu recentemente um acidente de automóvel e ficou paraplégico. Este modelo que participou, ao lado de grandes nomes da moda internacional, em anúncios publicitários que rodaram o mundo, nomeadamente no lançamento da gama de perfumes da D&G. Hoje, paraplégico, é campeão do mundo de para-canoagem, ou canoagem adaptada, graças ao exemplo da nossa atleta portuguesa Carla Ferreira que sofre de paralisia cerebral e é campeã nacional de para-canoagem, tendo-se proporcionado desta forma e neste evento a oportunidade de estarem juntos pela 1ª vez.
A separar os desfiles houve vários momentos musicais proporcionados por dois conjuntos que quiseram prestar o seu contributo, sendo um deles o Sesimbrense Luís Taklim, sempre pronto a apoiar projectos de solidariedade.
Um dia e uma noite inesquecíveis, traduzidos por um grande êxito, um público caloroso e vontade de repetir…
Aqui ficam algumas imagens a documentar…